A leitora Mariana Bahia fotografou esta libélula a 24 de Agosto em São Teotónio, Odemira, e quis saber a que espécie pertence. Albano Soares dá-lhe a identificação.
Trata-se da libélula tira-olhos-variado (Aeshna cyanea).
Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
“Esta libélula é a linda Aeshna cyanea, neste caso um macho”, disse Albano Soares.
É uma espécie “mais comum a norte do rio Tejo mas já a encontrei também aí, onde é menos comum”.
Estas libélulas podem chegar aos sete centímetros de comprimento.
As ninfas, que se alimentam de espécies aquáticas – como outros insectos mas também girinos e peixes pequenos -, emergem como adultos entre Julho e Agosto.
Em adultos, estas libélulas passam a alimentar-se de insectos que capturam em voo.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.
A revista Wilder criou o seu primeiro artigo de merchandising, a pensar na comunidade naturalista. Saia de casa com o novo saco Wilder e mostre a todos como gostar do mundo natural é um modo de vida. Visite a nossa loja em loja.wilder.pt.