O leitor Dário Azevedo fotografou esta borboleta a 19 de Setembro de 2019 em São Pedro do Sul e pediu ajuda para saber qual a espécie. Patrícia Garcia-Pereira responde.
“Fotografei esta borboleta num jardim público das termas de São Pedro do Sul. Gostaria de saber a que espécie pertence”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de uma borboleta-cardinal (Argynnis pandora).
Espécie identificada por: Patrícia Garcia-Pereia, coordenadora da rede Estações da Biodiversidade e investigadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Esta é uma linda borboleta castanha-alaranjada com pintas negras, da família Nymphalidae, e com uma envergadura de asa entre os 65 e os 80 milímetros. É a maior borboleta europeia do género Argynnis.
Os adultos voam de Abril a Setembro e são vistos, especialmente, sobre cardos e budleias.
É uma espécie que ocorre no Sul da Europa, Norte de África, Canárias e Médio Oriente.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.