A leitora Patrícia Nabais fotografou esta lagarta em Aveiro em Julho de 2016 e pediu para saber qual a espécie. Albano Soares responde.
“Gosto de explorar o ar livre, observar e se possível registar em foto tudo o que envolva natureza e animais”, contou a leitora à Wilder.
“Adoro observar pássaros e sempre que possível faço-o. Num desses passeios deparámo-nos com algumas espécies mais estranhas e que, com o nosso diminuto conhecimento das espécies, não conseguimos identificar. Por isso recorremos aos peritos e, no âmbito da rubrica ‘Que Espécie é Esta’, resolvi pedir a vossa ajuda neste caso tão particular.”
Trata-se da lagarta da borboleta nocturna Cerura iberica.
Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Esta é uma espécie de borboleta nocturna que, como o nome científico indica, é endémica Península Ibérica.
Pertence à família Notodontidae que, em Portugal, tem 25 espécies.
Estas curiosas lagartas alimentam-se de folhas de salgueiros e choupos.
As borboletas adultas costumam voar entre Abril e Julho.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.