A leitora Carolina Martins fotografou “um lagarto” a 9 de Maio em Bragança e pediu para saber qual a espécie. Luís Ceríaco responde.
“Encontrei este réptil e, depois de alguma pesquisa sem sucesso, gostaria de saber a que espécie pertence. Agradeço muito se me puderem ajudar a descobrir”, escreveu Carolina Martins à Wilder.
Trata-se de uma lagartixa-do-mato (Psammodromus algirus). Por vezes também é chamada de sardanisca-algerina.
Espécie identificada por: Luís Ceríaco, especialista em répteis e investigador do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.
Esta é uma lagartixa que vive em todo o território de Portugal.
É acastanhada mas os machos ficam com a cabeça vermelha durante a época de reprodução, segundo o guia “Anfíbios e Répteis de Portugal“, lançado em 2017. Mede entre 25 e 30 centímetros.
Costuma alimentar-se de pequenos invertebrados, como por exemplo escaravelhos, aranhas e formigas. Está activa durante o dia, mas hiberna nos meses mais frios.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.
Já que está aqui…
Apoie o projecto de jornalismo de natureza da Wilder com o calendário para 2021 dedicado às aves selvagens dos nossos jardins.
Com a ajuda das ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá identificar as aves mais comuns nos jardins portugueses. O calendário Wilder de 2021 tem assinalados os dias mais importantes para a natureza e biodiversidade, em Portugal e no mundo. É impresso na vila da Benedita, no centro do país, em papel reciclado.
Marco Nunes Correia é ilustrador científico, especializado no desenho de aves. Tem em mãos dois guias de aves selvagens e é professor de desenho e ilustração.
O calendário pode ser encomendado aqui.