A leitora Paula Paiva fotografou este insecto a 15 de Julho na praia Fonte do Cortiço e quis saber qual a espécie a que pertence. Maria João Verdasca responde.
“Não é raro encontrar este insecto nas praias da costa alentejana. Gostaríamos de o conhecer melhor”, escreveu Paula Paiva à Wilder.
Este insecto foi observado na praia Fonte do Cortiço ou Areias Brancas, junto a Vila Nova de Santo André.
Trata-se de uma vespa mamute (Megascolia maculata).
Espécie identificada por: Maria João Verdasca, investigadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c).
Segundo a investigadora, este insecto que foi fotografado pela leitora “parece ser macho por ter a cabeça escura (a das fêmeas é alaranjada)”.
A vespa mamute é uma das maiores vespas da Europa e muitas vezes pode ser confundida com a vespa asiática.
Esta vespa tem o corpo preto brilhante, coberto por uma camada de pêlos. A sua cabeça é amarela no topo e tem 4 zonas amarelas sem pêlos no abdómen.
Os adultos comem pólen e néctar e são parasitas do escaravelho rinoceronte (Oryctes nasicornis).
Picam se molestadas, mas não são nada agressivas.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.