O leitor José Carneiro encontrou esta aranha a 13 de Abril em Seirrãos (Boticas), e pediu ajuda na identificação. Sérgio Henriques responde.
Trata-se de uma aranha tecedeira-de-tubo (Segestria florentina).
Espécie identificada e texto por: Sérgio Henriques, líder do grupo de especialistas em aranhas e escorpiões da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza) e especialista da Sociedade Zoológica de Londres.
Esta especie parece ser uma fêmea de Segestria florentina. É um animal com queliceras verdes iridescentes que usa para avisar potenciais atacantes que a sua mordedura não está longe se insistirem em se chegar perto.
As aranhas desta espécie fazem teias em tubo, com uma entrada repleta de fios radiados que ajudam a aranha a detectar o tamanho e a direcção das suas presas.
É natural do Mediterrâneo e já foi introduzida em Inglaterra, onde é agora bastante comum.
[divider type=”thick”]Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.