Numa viagem entre Serpa e Mértola, no princípio de Abril, o leitor Carlos Moreira reparou numa curiosa planta que aparecia num trecho de 200 metros ao longo da estrada e pediu ajuda à Wilder na sua identificação. O botânico Filipe Covelo dá-lhe a resposta.
Tudo indica que a planta em questão é uma orquídea da espécie Orchis italica, conhecida por flor-dos-macaquinhos devido à forma dos labelos das suas flores, ou seja, a forma das pétalas dorsais.
Espécie identificada e texto por: Filipe Covelo, colaborador do Jardim Botânico e do Herbário da Universidade de Coimbra, no âmbito do projecto PRISC (Portuguese Research Infrastructure of Scientific Collections). O Jardim Botânico da UC tem a decorrer um projecto de consultas botânicas para o qual pode enviar as perguntas e dúvidas que tiver sobre plantas ([email protected]).
Esta planta pertence à família Orchidaceae (família das orquídeas) e é uma orquídea terrestre, tal como as outras espécies de Orchidaceae existentes em Portugal Continental. As que geralmente temos em casa são epífitas nas regiões do mundo de onde são originárias, ou seja, sustentam-se sobre outras plantas.
Para os mais distraídos, a flor-dos-macaquinhos pode ser confundida com uma outra planta, a Anacamptis pyramidalis (com o nome comum satirião-menor), devido à forma algo piramidal da sua inflorescência, a parte onde se localizam as flores.
Os dois géneros de planta distinguem-se pela grossura do esporão (apêndice cónico), sendo este bastante fino (filiforme) em Anacamptis. De reparar ainda que as folhas da Orchis italica são onduladas, o que ajuda também a distinguir uma da outra.
O termo ‘orchis’ tem origem na língua grega e significa ‘testículos’, devido aos dois tubérculos semelhantes a testículos, característicos das espécies deste género. De salientar também que é o género Orchis que dá origem ao nome da família Orchidaceae.
[divider type=”thin”]Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. No caso de plantas, deve enviar fotos de pormenor das folhas, frutos e flores (se houver), se possível também tiradas contra o céu. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.