Esta iniciativa junta mais de 200 acções em Portugal e Espanha, incluindo passeios, voluntariado no controlo de invasoras, conferências online e acções de ciência cidadã.
A SEI2022 – Semana sobre Espécies Invasoras Portugal e Espanha teve início no último sábado, dia 21, e termina no próximo domingo, 29 de Maio. É organizada pela Rede Portuguesa de Estudo e Gestão de Espécies Invasoras (Rede InvECO), pela plataforma Invasoras.pt e pelos projetos LIFE STOP Cortaderia e LIFE Invasaqua, em colaboração com municípios, associações, escolas e outras entidades.
Estão previstas acções um pouco por todo o país, incluindo várias em modo online que dão a conhecer espécies invasoras, os perigos que representam e de que forma podem ser combatidas.
A Wilder sugere-lhe estas 10 acções em que poderá participar nos próximos dias, mais acessíveis por decorrerem em modo online:
1. Ciclo de conferências online sobre espécies invasoras
Este ciclo é organizado pela SPEN – Sociedade Portuguesa de Entomologia, entre esta segunda e quinta-feiras, e destina-se a dar a conhecer um pouco mais sobre formigas, vespas, térmitas e pragas florestais invasoras. A formiga-argentina e a vespa-asiática serão algumas das espécies abordadas, sempre a partir das 17h30. O acesso pode realizar-se por Zoom, mas também é possível assistir pelo Youtube da SPEN. Pode ver mais informações aqui.
2. Divulgação de resultados do Censo Nacional do periquito-de-colar
O censo nacional do periquito-de-colar, organizado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, realizou-se nestes últimos dois Invernos com a ajuda de cidadãos e voluntários. Este censo teve como objectivo saber-se mais sobre esta ave exótica que já está presente nas principais cidades de Portugal.
Para conhecer os resultados, pode assistir ao webinar esta terça-feira, dia 24, entre as 16h30 e as 17h30. As inscrições são aqui.
3. Webinar sobre registo de aves exóticas no IBISurvey
O projeto IBISurvey é uma iniciativa de ciência cidadã da Universidade de Évora, de âmbito europeu, que pede aos cidadãos para ajudarena na recolha de dados e informações sobre as aves exóticas em liberdade e a forma como lidam com o meio ambiente.
Para assistir ao webinar “”Viu uma ave exótica? Observe e registe no IBISurvey!”, no dia 26 de Maio, quinta-feira, entre as 18h e as 19h, clique aqui.
4. Acção de formação “Mainá-de-crista: uma ave invasora em rápida expansão”
Organizada pelo portal “Aves de Portugal”, esta iniciativa tem como tema o mainá-de-crista (Acridotheres cristatellus). Esta ave nativa da Ásia, em Portugal desde o final do século passado, está hoje em dia “em rápida expansão em Lisboa”. A acção realiza-se esta sexta-feira, dia 27, pelas 21h30. Para inscrição ou mais informações pode enviar um email para [email protected].
5. Workshop online sobre “Invasoras silenciosas”
Promovida pelo Laboratório da Paisagem de Guimarães, esta sessão interactiva e online realiza-se esta quarta-feira, dia 25, e pretende debater o uso de plantas invasoras nos jardins e os impactos dessas espécies sobre a biodiversidade e economia. Serão ainda demonstrados exemplos de boas práticas no concelho de Guimarães. As inscrições podem ser feitas aqui.
6. Workshop “Avaliação e Previsão da Distribuição de Plantas Invasoras Ripícolas em Portugal Continental”
Realizada em inglês, esta acção de formação promovida pelo Biopolis, CIBIO – Centro de Pesquisa em Biodiversidade e Recursos Genéticos, tem como tema as plantas invasoras dos ecossistemas ribeirinhos. “Nesta apresentação discutiremos os resultados da nossa investigação sobre espécies de plantas invasores em sistemas ripícolas em Portugal Continental”, indica o CIBIO. A acção realiza-se das 14h00 às 15h00 desta sexta-feira, dia 27, através de videoconferência (aqui).
7. Conferência “Plantas invasoras: conhecer para bem gerir”
Esta iniciativa enquadra-se no ciclo de conferências “Ciência à Sexta” em que o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, no âmbito da sua missão, convida as academias a abordarem temas relacionados com a conservação da natureza e das florestas.
Quem vai falar será Maria Cristina Morais, investigadora no Centro de Investigação e Tecnologias Agro-ambientais e Biológicas (CITAB) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que desde 2015 se dedica às plantas invasoras (ecologia, fisiologia, impactes, controlo e recuperação de ecossistemas invadidos).
Se quiser inscrever-se para a palestra desta sexta-feira, dia 27, agendada das 14h30 às 15h30, pode fazê-lo aqui.
Saiba mais.
Para conhecer tudo o que está previsto, incluindo as muitas acções que estão no terreno um pouco por todo o país, pode consultar o programa.