Banner

Macho de pato-real (Anas platyrhynchos). Foto: Commonists/WikiCommons

FAQ Natureza: Porque “desaparecem” os machos de pato-real no Verão?

09.07.2024

Conheça a resposta de Gonçalo Elias, ornitólogo responsável pelo portal Aves de Portugal e autor naturalista de vários livros sobre aves.

As penas que cobrem o corpo das aves vão-se desgastando com o uso e, por isso, têm de ser substituídas regularmente. Este processo de substituição das penas velhas e gastas por outras novas recebe o nome de muda e acontece todos os anos.

A estratégia usada por cada espécie de ave para realizar a muda varia: muitas aves mudam as penas das asas de forma progressiva, de modo a não ficarem impedidas de voar.

Contudo, no caso dos patos, a muda realiza-se de forma diferente e as penas das asas são substituídas todas de só uma vez. Por causa disso, os patos deixam de conseguir voar por um período de 3 a 4 semanas e, durante essa fase, ficam mais vulneráveis a ataques.

Ainda assim, a muda simultânea das penas acontece apenas com as penas das asas, as chamadas penas de voo. As penas do resto do corpo são mudadas de forma faseada, portanto eles não ficam “despidos”.

Dado que a plumagem colorida dos machos os torna alvos fáceis para os predadores, então eles adquirem uma plumagem acastanhada e menos vistosa, chamada plumagem de eclipse, em que ficam parecidos com as fêmeas. Deste modo, conseguem dar menos nas vistas durante essa fase de maior vulnerabilidade. Esta forma de muda é comum a todas as espécies de patos.

Isto acontece nos meses de Verão, sendo este o motivo pelo qual não encontramos machos coloridos nessa época.

Depois de concluída a muda das penas das asas, os machos readquirem as cores vivas que os caracterizam e ficam novamente prontos para partir à conquista de uma parceira para a próxima temporada.