Melro (Turdus merula). Foto: Brenkee/Pixabay

FAQ Natureza: Porque cantam as aves tão cedo de manhã?

02.08.2024

Conheça a resposta de Magnus Robb, músico e ornitólogo britânico especializado na gravação do canto de aves.

Porque cantam as aves tão cedo de manhã? Aqui estão alguns dos motivos. De certeza que há muitos mais.

No fim da noite a temperatura está baixa, o ar está com pouca turbulência e as condições acústicas estão no seu melhor. O canto chega mais longe, o que facilita a marcação de território, a atração de parceiros etc. Depois quando a terra aquece, a acústica piora. Por estes motivos, poucas aves cantam a meio do dia e as que cantam são mais difíceis de ouvir.

Nas aves migratórias, há muitas espécies em que os machos chegam a Portugal antes das fêmeas. A maior parte da migração ocorre durante a noite. Quando os machos começam a cantar no escuro ou de madruga, as fêmeas podem ainda estar a chegar, a voar sob o terreno e a decidir onde parar. Podem ouvir vários machos a cantar e pousar no território do macho que canta melhor.

Além disso, tudo pode ter acontecido durante a noite anterior. O velho vizinho pode ter sido apanhado por um predador. Pode ser que o seu território já tenha sido ocupado por um jovem macho mais agressivo. É sempre melhor marcar o seu território, sinalizando que ainda está ocupado e por quem. Os vizinhos conseguem perceber se o canto é o mesmo ou o canto de um vizinho novo.

Outra razão é que há muito para fazer durante o dia: procurar comida, atrair um parceiro, fazer um ninho, evitar predadores. Mas enquanto ainda está escuro, e já estás mais do que acordado, não é possível fazer grande parte dessas tarefas. Porém, para cantar não é preciso ver nada, dá perfeitamente para fazer no escuro ou com muito pouca luz.