PUB

Pardal-comum. Foto: Tim/Pixabay

FAQ Natureza: Onde dormem as aves?

11.07.2024

Conheça a resposta de Gonçalo Elias, ornitólogo responsável pelo portal Aves de Portugal e autor naturalista de vários livros sobre aves.

Durante a noite, as aves escolhem normalmente um lugar seguro para descansar. “Seguro” significa estar a salvo de predadores e, em muitos casos, do vento ou do frio.

O tipo de sítio escolhido varia muito com as espécies. Algumas refugiam-se em cavidades de árvores ou de construções, outras preferem a vegetação densa e escondem-se nas copas das árvores, no meio do matagal, num arbusto ou até num caniçal.

Algumas aves de maior porte, como certas aves de rapina, escolhem postes altos.

Mas também há espécies que passam a noite no solo, seja escondidas entre as ervas ou no meio do restolho, seja num terreno descoberto – neste último caso, muitas vezes fazem-no em bando, aumentando assim as hipóteses de detectar algum perigo iminente, como seja a aproximação de um predador, caso em que o elemento que primeiro detecta o perigo dá logo o alerta.

Há as que escolhem escarpas ou ilhéus rochosos, que também são sítios de difícil acesso.

E há outras que passam a noite pousadas na água – é o caso de muitas aves aquáticas, que conseguem nadar e flutuar, optando assim por essa solução, que as coloca a salvo de predadores terrestres.

Por fim, refira-se o caso dos andorinhões, que têm fama de conseguir “dormir a voar”.

Independentemente das diversas estratégias, durante a época de reprodução, muitas aves passam a noite no ninho, pois dessa forma conseguem incubar os ovos ou proteger as crias no período nocturno.

Don't Miss