Alex Honnold, 31 anos, tornou-se na primeira pessoa a escalar o El Capitan, a famosa formação rochosa vertical com 910 metros de altura do Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, sem cordas.
A subida aconteceu no sábado, dia 3 de Junho, e foi registada por Jimmy Chin para um documentário da National Geographic. Alex Honnold fez a escalada sem cordas ou qualquer equipamento de segurança, segundo o site da National Geographic.
O alpinista fez a escalada em três horas e 56 minutos, tendo começado de madrugada, às 05h32 locais. Para trás ficaram mais de 12 meses de treino em vários locais dos Estados Unidos, China, Europa e Marrocos.
Em Novembro passado, Honnold tentou escalar o El Capitan mas, passado uma hora, desistiu por sentir que as condições não eram as mais adequadas. No mês passado, fez a escalada com a ajuda de uma corda. Neste sábado, subiu o El Capitan sem equipamento.
“Foi exactamente aquilo que estava à espera. Foi fantástico e correu de forma perfeita”, disse numa entrevista publicada no dia seguinte à escalada no site da National Geographic. Honnold confessou ter estado nervoso antes de começar. “É uma parede assustadora que tens pela frente.”
Horas depois do seu feito, o alpinista publicou um tweet, dizendo ter cumprido o sonho de uma vida.
So stoked to realize a life dream today 🙂 @jimmy_chin photo https://t.co/Dy27lULfKY
— Alex Honnold (@AlexHonnold) 4 de junho de 2017
Quando lhe perguntaram se sentia que o mundo precisava de um feito assim, neste momento, Honnold respondeu que não. “Do que o mundo precisa agora é que os Estados Unidos permaneçam no Acordo de Paris (sobre alterações climáticas). Há questões maiores. Mas penso que é sempre bom alguém esforçar-se para conseguir fazer algo difícil e alcançar os seus sonhos. Espero que isso inspire alguém.”