A leitora Flávia Rocha fotografou este cogumelo em Santa Margarida da Coutada, Constância, a 18 de Novembro e pediu ajuda para saber qual a espécie. A associação Ecofungos responde.
“Meu nome é Flávia e encontrei este cogumelo em Santa Margarida da Coutada, perto de outros de outras espécies… E gostaria de saber o nome desta espécie”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma volvariela (Volvopluteus gloiocephalus).
Identificação e texto por: Ecofungos – Associação Micológica.
Trata-se da Volvopluteus gloiocephalus.
Trata-se de uma espécie bastante comum no início das primeiras temperaturas mais frias.
Frutifica com muita frequência em relvados ou prados, isoladamente ou em grupos de vários exemplares.
É uma espécie saprófita.
Pode confundir-se facilmente com espécies do Género Amanita uma vez que possui uma silhueta idêntica e características macroscópicas que aparentam as espécies do Género Amanita.
A presença de volva (saco membranoso na base do pé) e, por vezes, escamas brancas membranosas no chapéu (restos de véu universal), como em algumas espécies de Amanita, conduzem a esta confusão.
Importa, no entanto, ver que esta espécie possui um chapéu com uma cutícula (pele do chapéu), muito viscosa – ao contrário das Amanita – e possui lâminas rosadas, ao invés de brancas nas Amanita.
De qualquer modo, por se confundir facilmente está indicada nos principais guias de campo como espécie a rejeitar em termos culinários.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.