A leitora Tânia Marques fotografou esta espécie a 30 de Julho na Marina de Oeiras, e quis saber qual o seu nome. A equipa do GelÀVista dá-lhe a identificação.
“A 30 de Julho observei uma espécie aquática que desconheço e gostaria de saber mais sobre ela”, escreveu Tânia Marques.
Ver aqui o vídeo captado pela leitora.
Tratar-se-á de uma vinagreira ou lesma-do-mar (Aplysia fasciata).
Espécie identificada por: Equipa do GelAVista, do Grupo de Oceanografia e Plâncton do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Esta é um molusco gastrópode (Opistobrânquio) muito comum em Portugal durante os meses de verão e na zona entre-marés em povoamentos de algas e de zostera. São herbívoros.
Estes animais costumam deslocar-se sobre o fundo mas, como se vê no vídeo, também podem nadar utilizando os parapódios como barbatanas. São de grandes dimensões, podendo atingir 40 cm de comprimento. Quando em stress ou por contacto podem libertar, como mecanismo de defesa, um líquido de cor violeta que não é venenoso.
[divider type=”thick”]Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.