Que espécie é esta: vespa Scolia sp.

A leitora Sónia Silva encontrou esta vespa a 12 de Maio em Souto da Carpalhosa, Leiria, e pediu para saber qual é a espécie. Albano Soares responde.

“Encontrei esta vespa na freguesia de Souto da Carpalhosa Leiria. Acho que é Megascolia maculata“, escreveu a leitora à Wilder.

Trata-se de uma vespa Scolia sp.

Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

“Este é um macho de Scolia sp., são vespas inofensivas”, explicou Albano Soares.

O género Scolia, da subfamília Scoliinae, tem mais de 200 espécies descritas.

Estas são vespas pequenas a médias que podem ter entre os 5 e os 25 milímetros de comprimento. Normalmente são pretas com marcas amarelas ou avermelhadas.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.