O leitor Francisco Teixeira fotografou esta vespa em Muge, Salvaterra de Magos, a 21 de Fevereiro e quis saber a espécie. Albano Soares responde.
“Estas vespas estão a construir um favo no meu terraço, devo eliminar o favo?”, perguntou o leitor à Wilder.
Trata-se de uma vespa do papel (Polistes sp).
Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Esta é uma vespa do papel, uma espécie muito comum no nosso país.
Estas vespas são insectos sociais.
Se forem incomodadas podem atacar com uma ferroada dolorosa. Mas são, geralmente, inofensivas.
Quanto a eliminar o favo, isso “depende do tamanho do terraço. Se tiverem espaço para que ninguém se encoste à planta ou faça movimentos bruscos a meio metro não é necessário a eliminação pois elas não atacam a não ser que se sintam incomodadas. A título de exemplo; tive uma colónia numa pequena varanda onde costumava fumar (nos tempos em que ainda fumava) e estava a menos de um metro delas.. . . Mesmo com o fumo nunca me atacaram.. . . Mas sei que nem sempre é assim”, explicou Albano Soares.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.