A leitora Maria Barbarroxa encontrou este escaravelho a 21 de Julho em São João da Pesqueira, e quis saber qual a espécie a que pertence. João Gonçalo Soutinho responde.
“Gostaria que me informassem que insecto é este. Foi encontrado no coração do Douro, em São João da Pesqueira”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma vaca-ruiva (Lucanus barbarossa).
Espécie identificada por: João Gonçalo Soutinho, coordenador do VACALOURA.pt.
Não é todos os dias que podemos ver vacas-ruivas, um dos escaravelhos icónicos de Portugal.
A vaca-ruiva pertence à família dos lucanídeos, tal como a vaca-loura e outras duas espécies em Portugal.
Este escaravelho apenas se pode encontrar na Península Ibérica, sul de França e norte de África. Em Portugal, a distribuição conhecida atual da espécie vai de Bragança até à Península de Setúbal. A zona onde será mais abundante é a região Centro, estando ainda ausente em todo o Minho e região litoral até Leiria.
Esta espécie vive em zonas de carvalho-cerquinho, carvalho-negral e azinheira, normalmente em zonas de floresta e nos seus limites, especialmente se forem em zonas com iluminação, sendo a espécie atraída por fontes de iluminação artificial. A espécie aparenta ter maior atividade à noite, sendo por vezes encontrada no início da manhã.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. No caso de plantas, deve enviar fotos de pormenor das folhas, frutos e flores (se houver), se possível também tiradas contra o céu. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.
A revista Wilder criou o seu primeiro artigo de merchandising, a pensar na comunidade naturalista. Saia de casa com o novo saco Wilder e mostre a todos como gostar do mundo natural é um modo de vida. Visite a nossa loja em loja.wilder.pt.