O leitor Philipp Bollmann encontrou este animal a 5 de Fevereiro em Lagoa, Algarve, e pediu ajuda para identificar a espécie. A Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.
“Recentemente descobri a Wilder através da reportagem sobre as Alagoas brancas. E logo passei horas na seção ‘Que espécie é esta?’. Hoje tenho uma dúvida: já várias vezes descobri essas larvas que usam uma ‘casa’ de argila em forma de uma folha dentro da minha casa no concelho Lagoa. Elas escalam as paredes com maior esforço”, escreveu o leitor à Wilder.
Tratar-se-á de uma espécie da família Tineidae.
Espécie identificada por: Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
“À partida será uma lagarta da família Tineidae, as verdadeiras traças”, respondeu a equipa da Rede de Estações de Borboletas Nocturnas, afirmando não ter conseguido identificar a espécie em concreto.
Esta é uma família de insectos da ordem Lepidoptera, descrita em 1810 por Pierre André Latreille, que tem cerca de 3.000 espécies conhecidas e mais de 300 géneros.
A maioria das lagartas destas borboletas nocturnas alimenta-se de tecidos, são as conhecidas traças. Apenas poucas espécies desta família se alimentam de fungos, líquenes e detritos.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.