O leitor Manuel Silveira fotografou esta ave a 24 de Junho no Vale do Rossim, Serra da Estrela, e quis saber qual a espécie. Gonçalo Elias responde.
“Fotografei esta ave no dia 24-6-2022 perto do Vale do Rossim na Serra da Estrela. Parece-me ser da família das tourinegras mas não consigo saber qual. Agradeço a vossa opinião. Ambas as fotos são da mesma ave”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de uma toutinegra-do-mato (Curruca undata).
Espécie identificada por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.
“É uma toutinegra-do-mato Curruca undata, juvenil. Esta espécie é frequente em matagais em zonas de altitude”, explicou Gonçalo Elias.
A toutinegra-do-mato é uma pequena ave – na verdade, é uma das mais pequenas toutinegras – que se alimenta de insectos e vive em zonas de matos e arbustos.
Tem uma auréola vermelha em torno do olho e as penas cinzentas e de um vermelho escuro.
“O seu voo é ondulado, como se fosse bastante esforçado, com a sua cauda comprida a contrastar com o corpo diminuto”, segundo o portal Aves de Portugal.
Esta toutinegra é uma espécie residente e pode ser encontrada ao longo de todo o ano. Ainda assim, segundo o portal Aves de Portugal, é “mais fácil de detectar durante a Primavera, altura em que a actividade vocal se torna mais intensa”.
Tem estatuto de conservação Pouco Preocupante em Portugal.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.