A leitora Sofia Esperança captou este som a 1 de Outubro de 2023 em Reguengo do Fetal, e pediu ajuda na identificação da espécie. Magnus Robb responde.
“Não sei se ainda fazem identificação de sons, mas tenho curiosidade de saber que espécie é esta, pois ouço-a constantemente mesmo perto de casa (quintal do vizinho), em Reguengo do Fetal. Só consegui este curtíssimo registo, pois os demais, mais afastados da janela, ficaram pouco nítidos. No entanto, se não for suficiente tenho a certeza que haverá mais oportunidades”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de um mocho-galego (Athene noctua).
Espécie identificada por: Magnus Robb, ornitólogo britânico especializado na gravação do canto de aves.
“A ave na gravação é um mocho-galego. É um chamamento de excitação, tal como na gravação 46 no meu livro, aqui“, respondeu Magnus Robb.
“Pouco maior que um melro, o mocho-galego chama a atenção pela sua característica silhueta arredondada”, segundo o portal Aves de Portugal. “A plumagem é castanha, com malhas brancas e os olhos são amarelos. As suas vocalizações, que fazem lembrar um latido, são facilmente audíveis, podendo ouvir-se vários indivíduos a responder uns aos outros nas zonas onde a espécie é mais comum.”
“O mocho-galego é uma ave relativamente comum e encontra-se de norte a sul do país. É uma espécie residente, que está presente no país durante todo o ano.”
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.