Que espécie é esta: sardão

A leitora Ana do Rosário fotografou este lagarto a 22 de Maio em Semblana, Almodôvar, e quis saber qual a espécie. Diogo Parrinha responde.

“Encontrei este animal infelizmente já morto, atropelado. Tirei-o da estrada. Infelizmente também com tantas moscas. Gostava mesmo de saber o que é este animal. Media cerca de 25 a 30 centímetros, incluindo a cauda. É da família dos lagartos?”, perguntou a leitora à Wilder.

Trata-se de um sardão (Timon lepidus).

Espécie identificada por: Diogo Parrinha, herpetólogo e aluno de doutoramento do BIOPOLIS/CIBIO.

Este é “o maior e o mais robusto dos lagartos europeus”, segundo o guia Anfíbios e Répteis de Portugal. É verde com pintas escuras e ocelos azuis nos flancos. O ventre é branco ou amarelo.

Está activo da Primavera ao Outono.

Podemos vê-lo de Norte a Sul de Portugal continental mas é mais abundante nas zonas montanhosas e rochosas do Norte do país, segundo o Atlas dos Anfíbios e Répteis de Portugal.

A espécie está em regressão por causa da destruição do habitat, fragmentação do habitat e pela actividade agro-florestal intensiva.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.