O leitor Pedro Martinez Guedes enviou-nos a imagem desta ave, captada a 9 de Julho em Gilde, Castelo de Paiva, e gostava de saber a que espécie pertence. Gonçalo Elias responde.
“Gostava de ajuda na identificação desta espécie. Parece-me uma rola, o piar dela era de rola, no entanto as cores das asas divergem, será uma rola brava? Apareceu para comer em Gilde, Castelo de Paiva no dia de hoje pela manhã”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de uma rola-brava (Streptopelia turtur)
Espécie identificada e texto por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.
Esta rola é mais pequena que o pombo-doméstico e que a rola-turca. Tem uma plumagem menos uniforme, sobretudo no dorso e nas asas, com um padrão malhado alaranjado. No pescoço, tem um conjunto de riscas pretas e brancas, que apenas se vê a curta distância. Em voo, nota-se o ventre claro, que contrasta com o resto do corpo, mais escuro.
Pode ser vista numa grande variedade de habitats, tanto florestais como mistos. Parece preferir as zonas onde haja um misto de terrenos agrícolas e manchas de vegetação arbórea, nomeadamente pinhais, carvalhais, montados e matas ribeirinhas; também aparece em parques de grandes dimensões.
A rola-brava é uma espécie cinegética, mas, desde 2021, a caça a esta espécie encontra-se suspensa. Esta medida visa contribuir para a recuperação populacional destas aves, cujas populações diminuíram fortemente ao longo das últimas décadas.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.