O leitor João Catarino fotografou este peixe a 4 de Julho na Praia das Avencas e pediu ajuda na identificação. Gonçalo Calado responde.
“Fotografei este rascasso na Praia das Avencas no dia 4 de julho de 2023 e gostava de saber de que espécie é. Obrigado”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de um rascasso-de-pintas (Scorpaena porcus).
Espécie identificada por: Gonçalo Calado, professor da Universidade Lusófona.
Esta é uma espécie de cor acastanhada com manchas e um tentáculo supraocular.
O seu comprimento médio é de 15 centímetros mas pode chegar perto dos 37 centímetros de comprimento máximo, segundo o Museu Virtual da Biodiversidade da Universidade de Évora.
“Este peixe vive em fundos rochosos a profundidade não inferior a 10 metros e a profundidade máxima de 800 metros. Alimenta-se de pequenos peixes, crustáceos e outros invertebrados. A desova decorre no fim da Primavera, início do Verão”, ainda segundo o Museu Virtual da Biodiversidade da Universidade de Évora.
Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:
- Bagas silvestres
- Plantas das dunas
- Orquídeas silvestres
- Borboletas diurnas
- Abelhas e abelhões
- Gafanhotos
- Aves de jardim
- Patos e gansos
- Aves marinhas
- Caracóis terrestres
- Lagartos e lagartixas
- Aranhas
- Cogumelos
- Cobras
- Plantas silvestres
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.