A leitora Luísa Borralho encontrou estes fungos em Silves a 6 de Fevereiro e pediu ajuda para saber a espécie. A associação Ecofungos responde.
“Encontrei dois destes cogumelos (?) debaixo de pinheiros mansos, em Silves, no dia 6 de Fevereiro. Nunca os tinha visto por lá e peço a vossa ajuda para os identificar”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma espécie do género Ramaria.
Espécie identificada e texto por: Ecofungos – Associação Micológica.
As fotografias não são muito elucidativas mas deverá tratar-se de uma espécie do Género Ramaria.
Este grupo é complexo e carece de mais investigação, além da observação das caraterísticas macroscópicas, nomeadamente, utilização de reagentes e microscopia.
Este género inclui diversas espécies (aproximadamente 200) com este aspeto de coral, daí a sua designação inglesa, “Coral Fungi”.
Além do género Ramaria, são comuns também outros géneros com este aspeto ou similar: Clavaria, Ramariopsis, Clavulinopsis, Clavariadelphus, entre outros.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.