A leitora Margarida Tribuna fotografou agora em Outubro uma planta em Tondela, questionando se as bagas são venenosas. Carine Azevedo responde.
As plantas que surgem nas fotografias são da espécie Phytolacca americana, vulgarmente conhecida como tintureira, fitolaca, vinagreira, uva-dos-passarinhos ou baga-moira.
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
Toda a planta é tóxica, sendo por isso nociva para alguns animais (cães, gatos, gado, entre outros) e para o Homem. As bagas são especialmente venenosas, no entanto, são um alimento importante para as aves, que não são afetadas pelas toxinas que estas produzem.
Esta espécie possui estatuto de espécie invasora em Portugal, e surge listada no Decreto-Lei nº 92/2019, de 10 de julho. A elevada produção de sementes e facilidade de disseminação e reprodução das mesmas, assim como a facilidade de se reproduzir vegetativamente e os efeitos alelopáticos que possui, ajudaram a que esta espécie se tornasse rapidamente num problema em Portugal, impedindo o desenvolvimento da vegetação nativa ou de qualquer outra espécie.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.