A leitora Yolanda Corsepius gostaria de saber qual a espécie desta fotografia captada no Faial, Açores. Carine Azevedo responde.
Trata-se de uma espécie do género Yucca.
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
A espécie fotografada é do género Yucca, da família Asparagaceae.
As espécies pertencentes a este género botânico são maioritariamente nativas da América Central e do sul dos Estados Unidos e são comumente conhecidas como iúcas.
As iúcas são plantas arbustivas, cujas folhas se apresentam dispostas em roseta basal. As folhas são longas, lanceoladas e geralmente possuem uma tonalidade verde-azulada, podendo existir algumas espécies com folhas variegadas de creme ou amarelo.
A floração ocorre no verão, entre julho e agosto. As flores destas plantas surgem dispostas em inflorescências altas, cónicas, em forma de espiga. São campanuladas ou globosas, pendulares e numerosas. Possuem cor branca, branca-creme ou esverdeadas e são geralmente perfumadas à noite.
As iúcas são plantas extremamente rústicas, adequando-se facilmente a condições climáticas adversas. São tolerantes à seca seca, ao calor intenso e até mesmo a condições de neve ou geadas. São plantas ornamentais por excelência, especialmente indicadas para jardins áridos ou de pedra. Podem ser cultivadas em maciços, bordaduras ou até em vasos e floreiras.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.