PUB

Que espécie é esta: picanço-barreteiro

17.07.2025

O leitor André Silva fotografou esta ave perto de Estremoz a 11 de Julho e quis saber qual a espécie. Gonçalo Elias responde.

“O meu nome é André Silva, sou de Estremoz, sou um apaixonado pela natureza, caça e conservação. Desta forma gosto de registar através de fotos os meus avistamentos. Ontem dia 11/07/2025 avistei esta ave que pousou na minha cana de pesca o que permitiu fazer a fotografia. Com o telemóvel e com zoom a qualidade não é a melhor, solicito a vossa ajuda para esclarecer se é um chasco-ruivo ou se é um chasco-do-deserto”, escreveu o leitor à Wilder.

Trata-se de um picanço-barreteiro (Lanius senator).

Espécie identificada e texto por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.

“Não se trata de um chasco e sim de um picanço-barreteiro, Lanius senator“, respondeu Gonçalo Elias.

Os adultos são fáceis de identificar, devido ao seu barrete ruivo (mais escuro no macho). O dorso e as asas são pretos, com uma mancha branca bem visível nas escapulares. As partes inferiores são totalmente brancas.

O picanço-barreteiro distribui-se pelas regiões de maior influência mediterrânica, que abrangem a metade sul do país e ainda o Interior Norte e Centro. Frequenta biótopos agro-florestais abertos, como montados de sobro ou azinho, olivais, pomares, sebes e matas ribeirinhas, bem como bosques abertos, mosaicos de campos agrícolas e pastagens.

O nome científico desta espécie é bastante curioso. O termo genérico, Lanius, é uma palavra latina que significa carniceiro e deriva de laniare, cortar em pedaços, o que se refere ao hábito que os picanços têm de desfazerem as suas presas antes de as consumir; já o restritivo específico senator tem origem no latim e significa senador – supostamente isto constitui uma referência ao facto de as cores desta ave fazerem lembrar as vestes dos antigos senadores romanos.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss