O leitor Nuno Seixas fotografou este insecto a 28 de Maio na Chamusca, Santarém, e perguntou que espécie é esta. Rui Félix responde.
Trata-se do percevejo fede-fede ou frade (Nezara viridula).
Espécie identificada e texto por: Rui Félix, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Também conhecido por fede-fede ou frade, o percevejo em causa é uma ninfa de Nezara viridula, um percevejo verde também frequentemente chamado de percevejo-verde-fedorento por causa do odor desagradável que exala quando ameaçado.
Este produto muito pungente com odor a amêndoa amarga rançosa (cianeto) ou semelhante ao do coentro (aldeídos) é uma uma secreção glandular exsudada pelos poros do tórax.
É um percevejo conhecido dos agricultores pelos estragos que pode causar em hortícolas sobretudo tomate, soja, feijão, grão-de-bico, couve-flor, mas na realidade alimenta-se não só destes produtos hortícolas, mas também de mais de 145 géneros de plantas, distribuídos por mais de 32 famílias de flora.
Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:
- Bagas silvestres
- Plantas das dunas
- Orquídeas silvestres
- Borboletas diurnas
- Abelhas e abelhões
- Gafanhotos
- Aves de jardim
- Patos e gansos
- Aves marinhas
- Caracóis terrestres
- Lagartos e lagartixas
- Aranhas
- Cogumelos
- Cobras
- Plantas silvestres
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.