A leitora Maria Emília Costa fotografou este insecto a 12 de Junho em Creixomil, Barcelos, e perguntou que espécie é esta. Rui Félix responde.
“Que espécie é esta? Foi a primeira vez que vi este inseto no meu quintal. Encontro muita diversidade de insetos, alguns conheço e outros não!”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de um percevejo-do-solo-comum (Spilostethus pandurus).
Espécie identificada e texto por: Rui Félix, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
É um Spilostethus pandurus, o percevejo-do-solo-comum.
Apesar de poder ser encontrado sobre uma grande diversidade de plantas, das quais se alimenta, apresenta preferência por algumas plantas tóxicas, tais como o loendro, Nerium oleander, e algumas plantas da familia Asparagaceae, como a cebola-albarrã, Urginea martima.
Apresenta também uma coloração geral muito garrida (Aposematismo) a qual é usada para avisar potenciais predadores da sua toxicidade.
Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:
- Bagas silvestres
- Plantas das dunas
- Orquídeas silvestres
- Borboletas diurnas
- Abelhas e abelhões
- Gafanhotos
- Aves de jardim
- Patos e gansos
- Aves marinhas
- Caracóis terrestres
- Lagartos e lagartixas
- Aranhas
- Cogumelos
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.