O leitor Henrique Martins fotografou estes insectos a 25 de Dezembro de 2019 na Aldeia de Outeiro, Bragança, e quis saber qual a espécie a que pertence. José Manuel Grosso-Silva responde.
“Solicito a vossa ajuda para identificar corretamente a espécie. Não que desconheça o insecto (penso eu que seja o escaravelho das tílias) mas nesta quantidade e nesta altura do ano, pereceu-me estranho”, escreveu o leitor à Wilder.
Tratam-se de percevejos-do-fogo, também conhecidos por percevejos-da-tília (Pyrrhocoris apterus).
Espécie identificada e texto por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).
O percevejo-da-tília é uma espécie maioritariamente herbívora (ocasionalmente carnívora, necrófaga e até canibal), associada a tílias e a malváceas.
Estes animais são percevejos gregários, ou seja, vivem frequentemente em agregações numerosas em que se observam indivíduos adultos e juvenis de vários estados.
Ocorrem em todo o país e observam-se com frequência em zonas rurais e mesmo em ambientes urbanos.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.