O leitor Nuno Domingues encontrou este insecto a 4 de outubro em Vila Chã de Sá, Viseu, e pediu ajuda à Wilder para saber a que espécie pertencem. Eva Monteiro e Rui Félix respondem.
“A vossa ajuda, p.f., na identificação desta espécie fotografada em Vila Chã de Sá, concelho de Viseu, no dia 4 de Outubro, no âmbito de um trabalho de campo sugerido pela Prof.ª de Ciências Naturais da minha filha (5.º ano)”, escreveu o leitor à Wilder.

Trata-se de um percevejo-das-couves (Eurydema ventralis).
Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro e Rui Félix, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
“Trata-se de uma Eurydema ventralis, percevejo-da-couve”, respondeu Rui Félix.
Este percevejo-das-couves, Eurydema ventralis, tem uma apetência especial por plantas da família das couves (Brassicaceae) sobretudo por Brassica oleracea, a couve comum, explicou Rui Félix.
O percevejo-da-couve é uma espécie da família Pentatomidae que foi descrita para a Ciência em 1846 por Friedrich August Rudolph Kolenati.
Ocorre na maior parte da Europa.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.