O leitor Acácio Fonseca fotografou esta flor a 25 de Maio de 2022 na Vila da Ponte, Sernancelhe, e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.
Trata-se de uma peónia-da-china (Paeonia lactiflora).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
A flor retratada na fotografia é uma peónia (Paeonia sp.), uma espécie pertencente ao único género botânico da família Paeoniaceae.
As peónias destacam-se pelas suas flores deslumbrantes e folhagem atrativa, apresentando inúmeras variedades cultivadas o que dificulta a identificação apenas com os elementos disponíveis. No entanto, pela análise, diria que se trata de uma Paeonia lactiflora Pall., conhecida como peónia-da-china, uma das espécies mais comuns.
Originária da Ásia Central e Oriental, a peónia-da-china é uma planta herbácea perene que entra em dormência no outono, ressurgindo com novos rebentos no final do inverno ou início da primavera, à medida que as temperaturas aumentam. Pode atingir até cerca de um metro de altura e possui folhas compostas e verde-escuras. As flores surgem na primavera, são grandes e podem exibir diversas formas e cores, algumas das quais emitem um perfume agradável.
Embora seja uma espécie exótica em Portugal, a peónia-da-china é muito apreciada em projetos paisagísticos e até mesmo como um elemento decorativo em arranjos florais.
Em Portugal, podemos encontrar duas espécies nativas de peónias: a rosa-albardeira (Paeonia broteri) e a peónia (Paeonia officinalis subsp. microcarpa).
Calendário Wilder 2024
Apoie o jornalismo de natureza que fazemos na Wilder, com o calendário 2024 dedicado às Aves da Floresta.
Com as belíssimas ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá conhecer 12 espécies de aves nativas e estar sempre informado sobre os dias mais importantes do ano para a natureza.
Este novo calendário da Wilder estará disponível a partir do início de Janeiro, num número limitado de exemplares. Se desejar recebê-lo sem risco de esgotar, pode fazer uma pré-compra aqui, com um desconto de 10% face ao valor inicial de 15 euros até 31 de Dezembro. Para os subscritores da Wilder, o desconto é de 20%.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.