Que espécie é esta: peneireiro-comum

O leitor Fernando Miranda fotografou esta ave a 4 de Junho em Lisboa e quis saber qual a espécie. Gonçalo Elias dá-lhe a identificação.

“Há já alguns anos que na Alta de Lisboa, por esta altura, aparecem estas pequenas rapinas. Esta foi fotografada a 4/6/2024 na janela de um 9.º andar de um condomínio. Peneireiro comum? Podiam por favor confirmar (ou não…)”, escreveu o leitor à Wilder.

Trata-se de um peneireiro-comum (Falco tinnunculus).

Espécie identificada por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.

“Confirmo que se trata de um peneireiro-comum ou peneireiro-de-dorso-malhado ou peneireiro-vulgar Falco tinnunculus“, respondeu Gonçalo Elias.

“Esta espécie tem-se tornado mais urbana e desde há alguns anos para cá são conhecidos vários casos de nidificação em prédios, tanto em Lisboa como noutras cidades do país.”

“É um falcão bastante regular em ambientes urbanos, facilmente reconhecível pela sua capacidade de pairar enquanto procura as suas presas”, segundo o portal Aves de Portugal.

Segundo este portal, o peneireiro-comum é um falcão de tamanho médio. As suas asas são pontiagudas, a cauda comprida e o bico curto e forte, típicos da maioria das espécies deste grupo.

“Um dos primeiros guias de identificação que tive era em francês e chamava a esta espécie “le rapace du bord des routes” (a rapina da beira da estrada), uma referência ao hábito que esta espécie tem de pousar em postes e cabos ao longo das estradas”, acrescentou Gonçalo Elias.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.