A leitora Fátima Loureiro fotografou esta árvore a 18 de Setembro de 2021 no Carvoeiro, Lagoa, e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.
Trata-se de uma paineira-branca ou paineira-barriguda-branca (Ceiba insignis).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
Tudo indica tratar-se de uma espécie exótica em Portugal, pertencente à família Malvaceae, conhecida vulgarmente como paineira-branca ou paineira-barriguda-branca (Ceiba insignis).
Nativa da América do Sul, a paineira-branca está entre as árvores ornamentais mais distintas, quer pela sua aparência incomum, bem como pelas suas belas flores vistosas.
A paineira-branca é uma árvore de folha caduca, que pode atingir até cerca de 15 metros de altura. Possui um tronco inchado e espinhoso, mais ou menos convexo ou alargado na parte inferior com um a dois metros de diâmetro.
Os espinhos são cónicos e também ocorrem nos ramos.
As folhas são palmadas, com um pecíolo comprido, com cerca de oito centímetros, de cor verde brilhante na página superior e verde-acinzentadas na inferior.
As flores são solitárias, hermafroditas, cerosas e grandes. Podem atingir cerca de 15 centímetros de diâmetro e são formadas por cinco pétalas brancas ou branco-creme, com as bordas ligeiramente onduladas e com um tubo estaminal vistoso.
Os frutos são umas cápsulas oblongas, compridas e deiscentes (abrem espontaneamente quando maduras, libertando as sementes).
As sementes são numerosas, pretas e surgem cobertas por uma massa lanosa branca, semelhante a algodão.
Esta espécie é bastante semelhante à paineira (Ceiba speciosa), muito comum em Portugal em jardins, parques e arruamentos. As duas espécies podem ser difíceis de diferenciar quando não estão em flor. Normalmente, a Ceiba insignis tem flores brancas a douradas e a Ceiba speciosa possui flores cor-de-rosa.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.