A leitora Leonor Malva Salguinho fotografou este insecto a 18 de Julho em Coimbra e pediu ajuda para saber a espécie. José Manuel Grosso-Silva e Rui Félix respondem.
“Hoje (18 de Julho) encontrei este bichinho super engraçado e pequenino. Tentei pesquisar com a lente do Google mas não consegui esclarecer. Foi avistado na Cidreira, Coimbra, sobre uma pequena amora ainda vermelhinha, que é como quem diz, verde. Se me puderem ajudar a identificar, fico muito grata!”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de um percevejo Carpocoris sp.
Espécie identificada e texto por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto), e Rui Félix, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
“Trata-se de uma ninfa (forma imatura) de um percevejo da família Pentatomidae, Carpocoris sp.”, respondeu Rui Félix.
“O bichinho da foto é uma ninfa (forma juvenil) de um percevejo do género Carpocoris. O mais provável é ser Carpocoris mediterraneus, que é a espécie mais comum em Portugal, mas não dá para ter a certeza porque é uma ninfa bastante jovem”, disse, por seu lado, José Manuel Grosso-Silva.
Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:
- Bagas silvestres
- Plantas das dunas
- Orquídeas silvestres
- Borboletas diurnas
- Abelhas e abelhões
- Gafanhotos
- Aves de jardim
- Patos e gansos
- Aves marinhas
- Caracóis terrestres
- Lagartos e lagartixas
- Aranhas
- Cogumelos
- Cobras
- Plantas silvestres
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.