O leitor João Freire fotografou estes insectos a 10 de Junho de 2021 entre Marvão e a Beirã e perguntou que espécie é esta. José Manuel Grosso-Silva responde.
“Fotografei este insecto no dia 10 de Junho de 2021, na zona entre Marvão e a Beirã. Tem um formato muito curioso, com asas posteriores que mais parecem antenas ou espigões. Apenas encontrei alguns exemplares pousados num conjunto de flores amarelas. Não o voltei a encontrar. Podem ajudar-me na sua identificação?”, perguntou à Wilder.
Tratam-se de neurópteros-de-duas-penas (Nemoptera bipennis).
Espécie identificada e texto por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).
São dois neurópteros-de-duas-penas, Nemoptera bipennis, uma espécie muito curiosa devido ao formato das asas posteriores.
Os neurópteros-de-duas-penas são insetos muito interessantes porque as suas larvas são predadoras de larvas e pupas de formigas.
O aspeto curioso da sua biologia é o facto de serem levados para dentro dos formigueiros pelas próprias formigas devido ao formato dos seus ovos, que se assemelham a sementes.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.