Que espécie é esta: nemátodo

29.11.2022

O leitor Paulo Figueiredo fotografou este animal em Agosto de 2018 numa lagoa no Parque Nacional da Peneda-Gerês, e quis saber qual a espécie a que pertence. João Medeiros responde.

“O meu nome é Paulo Figueiredo e resido numa aldeia no Parque Nacional Peneda-Gerês. Venho pedir se podem ajudar na identificação deste animal que vi numa da lagoa. Teria mais ou menos 25 centímetros de comprimento”, escreveu o leitor à Wilder.

Trata-se de um nemátodo.

Espécie identificada e texto por: João Paulo da Silva Medeiros, investigador do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE ULisboa – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)..

Parece-me evidente um organismo sem segmentação corporal, muito “fino” e com as extremidades “afuniladas”, sem uma cabeça evidente.

Também não me parece ser um organismo com capacidades natatórias muito desenvolvidas, meio desajeitado a mover-se na coluna de água.

Apesar de os nemátodos serem normalmente organismos pequenos, algumas espécies de água doce podem atingir os 30 centímetros. Não sei se será o caso, pois isto visto assim através de vídeo é difícil, mas foi a primeira impressão que tive. E mesmo após ver nos manuais o que mais poderia ser, não me parece ser outra coisa que não um nemátodo.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss