A leitora Florbela Tavares encontrou este insecto em Junho em Olhalvo e pediu ajuda para saber qual a espécie. Rui Andrade responde.
“Seria possível ajudarem-me a identificar que tipo de mosca é a da foto? Fui picada por algo que não vi e fiquei com uma infecção enorme. Depois fui de novo picada. Pensei que fosse moscardo, mas comparando com fotos que procurei não tenho a certeza. Era bom saber o que é para tentar afastar e mesmo saber dizer ao médico para um tratamento mais assertivo. Moro em pleno campo, mas só temos gatos e alguns javalis que rondam o terreno, mas para já não estão a chegar perto de casa. Cavalos existem numa propriedade a cerca de 200 ou 300 metros”.
Trata-se de uma mosca Musca sp.
Espécie identificada e texto por: Rui Andrade, dinamizador do grupo Diptera em Portugal no Facebook.
A mosca das fotos pertence ao género Musca (família Muscidae).
As moscas do género Musca não são picadoras, embora algumas espécies sejam hematófagas aproveitando feridas abertas ou reabrindo feridas em cicatrização de forma a alcançar o sangue fresco. M. crassirostris é uma excepção no sentido em que é capaz de produzir lesões no hospedeiro raspando a pele deste com o probóscide, mas o exemplar das fotografias não pertence a esta espécie.
Estas espécies que são atraídas pelo sangue das feridas ou outras secreções corporais têm o potencial de transmitir agentes patogénicos nessas ocasiões. Mas naturalmente não sei dizer se foi isso que aconteceu neste caso.
A picada foi realizada por outro animal, talvez outra espécie de mosca. Uma mosca que é comum e que por vezes pica o Homem é Stomoxys calcitrans, que é superficialmente semelhante às espécies de Musca mas tem o probóscide alongado e direccionado para a frente. Esta espécie é também conhecida por transmitir agentes patogénicos:
https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC3756335/pdf/parasite-20-26.pdf
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.