O leitor João Rebola fotografou esta mosca em Alvaiázere a 18 de agosto e quis saber qual a espécie a que pertence. Rui Andrade responde.
“Tem aparecido na minha zona Alvaiázere esta mosca/abelha que eu desconhecia, tem cerca de 2.5 cm. Conhecem a espécie?”, perguntou o leitor à Wilder.

Trata-se de uma mosca do género Tabanus.
Espécie identificada e texto por: Rui Andrade, dinamizador do grupo Diptera em Portugal no Facebook.
Trata-se de uma mosca do género Tabanus (família Tabanidae).
Os machos alimentam-se sobretudo de néctar e podem ser observados sobre flores, enquanto que as fêmeas, para além do néctar, precisam também de ingerir sangue de mamíferos para a maturação dos ovos. São hematófagas obrigatórias, atacando várias espécies de mamíferos, sobretudo bovídeos e equídeos.
As larvas são aquáticas ou semi-aquáticas e são sobretudo predadoras de outros invertebrados como larvas de moscas, caracóis, etc.
Os Tabanidae têm importância médica e veterinária, sendo responsáveis pela transmissão de uma série de agentes patogénicos. No entanto, neste aspecto, não têm a mesma relevância que os mosquitos (Culicidae).
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.