O leitor Mário Santos observou este insecto a 27 de Janeiro em Santo António dos Cavaleiros, Loures, e pediu ajuda na identificação. Rui Andrade responde.
“Este ano apareceram na minha zona centenas de pequenos insetos noturnos. Junto envio uma foto para que talvez me possam esclarecer sobre que espécie de inseto é. Peço desculpa pela má qualidade da foto. Foi tirada através de uma lupa com um telemóvel. O seu tamanho parece ser por volta de 2mm. São difíceis de fotografar pois estão sempre a saltitar na parede”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de uma mosca do género Psychoda.
Espécie identificada e texto por: Rui Andrade, dinamizador do grupo Diptera em Portugal no Facebook.
É uma mosca do género Psychoda (família Psychodidae). A identificação da espécie só é possível através do estudo da genitália.
Muitas espécies de Psychodidae estão mais activas de noite e algumas espécies de Psychoda em particular são atraídas pelas luzes artificiais.
As larvas de Psychoda desenvolvem-se numa grande variedade de substratos, tais como vegetação em decomposição, excrementos de vaca ou na matéria orgânica em decomposição que se acumula nas canalizações.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.