A leitora Maria Luísa Silva fotografou este insecto em Escariz, Vila Verde, a 7 de Junho de 2020 e quis saber qual a espécie a que pertence. Rui Andrade responde.
“Captada em Braga, concelho de Vila Verde, Escariz”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma mosca-das-flores do género Sphaerophoria.
Espécie identificada e texto por: Rui Andrade, dinamizador do grupo Diptera em Portugal no Facebook.
É uma fêmea de mosca-das-flores do género Sphaerophoria. A espécie mais provável é S. scripta.
As moscas do género Sphaerophoria pertencem à família Syrphidae, um grupo que é conhecido em inglês por ‘hoverflies’ devido à capacidade que muitas espécies desta família têm de pairar durante o voo (hover = pairar + flies = moscas).
Os adultos podem ser observados a voar perto do solo, por entre a vegetação rasteira. Visitam várias espécies de flores para se alimentar, tais como umbelíferas, abrunheiro (Prunus spinosa) ou asteráceas.
As larvas são conhecidas por serem predadoras de afídeos em plantas herbáceas.
Uma forma de separar moscas de outros insectos semelhantes é através do número de asas. As moscas apresentam apenas um par, enquanto que a maioria dos restantes insectos apresenta dois pares de asas.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.