O leitor Luís Coelho fotografou esta ave a 10 de Abril na Ria Formosa, no Ludo, e quis saber qual a espécie. Gonçalo Elias dá-lhe a identificação.
“Observei um pato na Ria Formosa, Ludo, Faro, que não consigo identificar. Podem ajudar?”, perguntou o leitor à Wilder.
Trata-se de um mergulhão-de-crista (Podiceps cristatus).
Espécie identificada e texto por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.
Este não é um pato e sim um mergulhão, mais concretamente um mergulhão-de-crista Podiceps cristatus.
Esta espécie nada e mergulha para capturar os peixes de que se alimenta.
Só é conhecida a sua nidificação em Portugal desde 1973.
A parada nupcial do mergulhão-de-crista – que acontece na Primavera, a partir de Março – é uma das mais espectaculares de entre as aves em Portugal. É uma exuberante dança, em que macho e fêmea abanam a cabeça, esticam os pescoços e se erguem espalhafatosamente na água.
Estas paradas podem ser observadas nas albufeiras, lagos, açudes e barragens do interior do país.
O mergulhão-de-crista exibe, na Primavera, um longo pescoço branco, sendo esta a característica que mais se destaca. “Como o seu nome indica, esta é uma ave que mergulha e que desaparece frequentemente da vista, podendo reaparecer num ponto diferente do plano de água”, explica o portal Aves de Portugal. Nesse portal poderá informar-se sobre os melhores locais para observar esta ave em cinco regiões de Portugal.
Pode ficar a saber mais sobre esta espécie neste webinário do portal Aves de Portugal.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.