Banner

Marmeleiro-do-japão, Mealhada. Foto: António Dias

Que espécie é esta: marmeleiro-do-japão

21.09.2023

O leitor António Dias fotografou este arbusto a 20 de Setembro no Parque da Cidade da Mealhada e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.

“Agradecia a identificação deste arbusto que fotografei hoje (20 de Setembro) no parque da cidade, na Mealhada”, escreveu o leitor à Wilder.

Trata-se de um marmeleiro-do-japão (Chaenomeles japonica).

Espécie identificada e texto por:  Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.

Tudo indica que se trata do marmeleiro-do-japão (Chaenomeles japonica), uma espécie exótica em Portugal, que terá sido introduzida pelo seu valor ornamental.

Como o seu nome indica, esta espécie da família Rosaceae, também conhecida como marmeleiro-japonês, é uma espécie nativa do Japão e da Coreia.

O marmeleiro-do-japão é um pequeno arbusto de folha caduca que pode atingir até cerca de dois metros de altura. As folhas são verde-escuras, brilhantes, arredondadas, ovais ou alongadas.

Este arbusto, densamente ramificado e de ramos espinhosos e emaranhados, é muito conhecido pela beleza das suas flores e frutos. 

As flores surgem no final do inverno e na primavera, antes da formação das folhas. São formadas por cinco pétalas avermelhadas e são seguidas por frutos duros, amarelo-esverdeados, comumente chamados de marmelos, que amadurecem no início do outono. 

Como acontece com os “verdadeiros” marmelos, do marmeleiro (Cydonia oblonga), os frutos são perfumados e comestíveis, mas são mais pequenos e amargos.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss