O leitor Rogério Dias Paulo fotografou esta ave a 18 de Fevereiro no Estuário do Cávado e quis saber qual a espécie a que pertence. Gonçalo Elias responde.
“Encontrei esta ave no estuário do Cávado ao final do dia, estava bastante longe. Confesso que estou com alguma dificuldade em identificar. Diria um maçarico-bico-direito, mas não sou conhecedor da espécie”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de um maçarico-de-bico-direito (Limosa limosa).
Espécie identificada por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.
“A identificação proposta pelo leitor está correcta: trata-se de um maçarico-de-bico-direito”, disse Gonçalo Elias.
O maçarico-de-bico-direito é uma ave “limícola de médio porte, acastanhada, de bico comprido e direito. A barra preta na cauda em contraste com o uropígio branco e a banda alar branca larga dão-lhe um ar inconfundível em voo”, segundo o portal Aves de Portugal.
Ocorre em Portugal como migrador de passagem e invernante. Durante a migração pré-nupcial, nos meses de Janeiro e Fevereiro, “é comum a presença de mais de 50 mil aves em Portugal, a maioria em arrozais. No inverno e durante a migração pós-nupcial, que se inicia em finais de Junho, a espécie é menos comum (5 a 10 mil aves)”.
Este sábado de manhã, dia 25 de Fevereiro, o portal Aves de Portugal faz um webinário gratuito precisamente sobre o tema dos grandes maçaricos, no qual se falará desta e de outras espécies parecidas. Para assistir não é necessária qualquer inscrição.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.