João Domingues achou curiosa esta planta selvagem na zona da Ericeira, no início de Julho, e pediu a identificação. Carine Azevedo informa.
“Achei curiosa a aparição desta planta selvagem, vinda do nada, que gostaria de identificar. Tem uma folhagem parecida com o trevo selvagem e está linda com flores liláses, sem aroma aparente”, descreveu João Domingues, numa mensagem enviada à Wilder.
Tudo indica que se trata de uma luzerna (Medicago sativa), também conhecida como alfafa, alfafa-de-flor-roxa, alfafa-verdadeira e alfalfa.
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
A luzerna é uma espécie da família Fabaceae (ou Leguminosae), muito utilizada na alimentação animal. É uma planta herbácea, perene e muito ramificada, que pode atingir até cerca de um metro de altura. As folhas são verdes e trifoliadas, com folíolos obovados, mais ou menos estreitos e com margem serrilhada na extremidade superior.
As flores surgem em inflorescências densas e podem ser violeta ou púrpura. A floração é mais intensa durante os meses de maio a julho, embora possa ocorrer ao longo de quase todo ano. O fruto é uma vagem espiralada.
A luzerna é possivelmente nativa da Crimeia e Anatólia e terá sido uma das primeiras culturas forrageiras a serem domesticadas, encontrando-se hoje amplamente distribuída pelas zonas temperadas do Hemisfério Norte.
Em Portugal ocorre em todas as regiões do território do continente e também nos arquipélagos da Madeira e Açores. Esta planta também é conhecida pelas suas propriedades medicinais, embora deva ser usada com orientação de um especialista na área da saúde.
Apoie o Que Espécie é Esta e a revista Wilder
A nossa missão é inspirar todas as pessoas a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos jornalísticos abertos a todos os leitores. Precisamos do apoio de toda a nossa comunidade para continuarmos a dar voz à natureza.
Saiba aqui como apoiar.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.