A leitora Patrícia Bandeira fotografou este insecto a 20 de Novembro em Montemor-o-Novo e pediu para saber a espécie. José Manuel Grosso-Silva responde.
“Encontrei este espécime muito amistoso, perto de Montemor-o-Novo. Nunca tal tinha visto”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma ninfa de louva-a-deus-de-corno (Empusa pennata).
Espécie identificada e texto por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).
O exemplar da foto é uma ninfa do louva-a-deus-de-corno Empusa pennata.
É uma espécie amplamente distribuída em Portugal que passa bastante despercebida porque quer as ninfas quer os adultos são miméticos: as ninfas são castanhas e assemelham-se a galhos secos, enquanto os adultos são verdes e confundem-se com a folhagem.
Em ambos os casos são adaptações à sua forma de caça por emboscada, que permite que as presas se aproximem sem os detetarem.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.