Lódão

Que espécie é esta: lódão

11.10.2023

O leitor Ernesto Pavão fotografou esta planta a 3 de Outubro em Cachão, Mirandela, e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.

“Cá estou novamente a recorrer ao vosso valioso conhecimento, desta vez para solicitar a identificação de uma árvore através da foto das folhas da mesma e que produz um pequeno fruto que também se vê na imagem. Foi fotografada em 03-10-2023,  na localidade de Cachão – Mirandela. É uma árvore relativamente comum, aqui na zona. Por aqui, há quem lhe chame abrunheiro, mas depois de pesquisar na net, verifiquei que o abrunheiro e respetivo fruto é muito diferente, parecendo pequenas ameixas”, escreveu o leitor à Wilder.

Trata-se de um lodão (Celtis australis).

Espécie identificada e texto por:  Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.

A fotografia mostra folhas e frutos do lodão (Celtis australis), uma espécie nativa da nossa flora. 

O lodão é uma espécie da família Cannabaceae e também pode ser conhecido como lódão-bastardo, lódão-europeu, lodoeiro, agreira e ginginha-do-rei.

Trata-se de uma árvore cujas folhas caem no final do outono, deixando a descoberto os frutos, que quando se formam são verdes e vão assumindo diferentes tons até atingirem a maturidade. Quando maduros, os frutos, assumem uma cor próxima do negro. Na fotografia é possível ver-se frutos em diferentes estados de maturação. 

A maturação dos frutos ocorre entre setembro e outubro e estes permanecem na árvore por muito tempo, sendo por isso, comum, a partir desta época do ano, ver muitas aves, como os melros e os gaios de volta desta árvore.

Pode encontrar mais informação sobre esta espécie aqui.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss