O leitor Luís Faustino Carvalho encontrou este insecto a 31 de Agosto em Celorico de Basto e pediu ajuda para saber qual a espécie. Albano Soares responde.
“Encontrei (este insecto) num passeio a Celorico de Basto junto à barragem e praia fluvial do Oural em 31 agosto e gostava de identificar”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de uma libelinha-do-cogumelo (Enallagma cyathigerum).
Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
“É um macho de Enallagma cyathigerum, a libelinha-do-cogumelo”, respondeu Albano Soares.
A libelinha-do-cogumelo macho tem tons de azul vivo, enquanto as fêmeas são mais esverdeadas e de tons mais pálidos.
Esta é uma pequena libelinha “que não ultrapassa os 36 mm de comprimento” e que ocorre um pouco por todo o Portugal Continental, segundo o Museu Virtual da Biodiversidade da Universidade de Évora. “Ambos os sexos têm asas transparentes com pterostigmas negros em forma de losango.”
Vivem junto a lagos, lagoas e rios ou ribeiras de fraca corrente.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.