Banner

Que espécie é esta: lagostim-vermelho-do-Louisiana

16.05.2023

O leitor Frédéric Pollet encontrou um lagostim a 14 de Maio no rio Cáster, Ovar, e pediu para saber qual a espécie. Filipe Banha e Pedro Anastácio respondem.

“Peço desculpa pela qualidade da fotografia, tem de aplicar zoom para poder ver, eu não podia aproximar mais mas consegui tirar esta fotografia com o meu telemóvel. Será que é um lagostim de patas brancas?”, perguntou o leitor à Wilder.

Trata-se de um lagostim-vermelho-do-Louisiana (Procambarus clarkii).

Espécie identificada por: Pedro Anastácio e Filipe Banha, investigadores do MARE, Universidade de Évora.

“É impossível ter a certeza do que é devido à baixa resolução da fotografia. No entanto pela localização e pelo formato parece ser um lagostim-vermelho-da-luisiana”, respondeu Pedro Anastácio.

“Apesar de haver registos de introduções institucionais do lagostim de patas brancas na região de Aveiro já há algumas décadas que não são registados na região… Não se consegue observar com muito pormenor, no entanto pelo cefalotórax parece-me ser um lagostim-vermelho-da-Louisiana… Não é pela coloração que se melhor se distinguem, já capturei exemplares ainda mais claros do que o da foto… Também tendo em conta a localização onde foi tirada a foto e o historial de poluição desse rio tudo aponta para que seja mesmo o Procambarus clarkii…”, respondeu Filipe Banha.

O lagostim-vermelho-do-Louisiana é uma espécie exótica invasora com um grande sucesso. Em 40 anos, o lagostim-vermelho-da-Louisiana entrou em Portugal e espalhou-se por todo o país. É uma das espécies exóticas invasoras mais perigosas.

Esta espécie nativa da América do Norte, que entrou em Portugal em 1979, está espalhada por, pelo menos, 11 bacias hidrográficas de Norte a Sul: Douro, Leça, Vouga, Mondego, Lis, ribeiras do Oeste, Tejo, Sado, Mira, ribeiras do Algarve e Guadiana.

É um predador voraz de anfíbios – como a salamandra-de-costelas-salientes (Pleurodeles waltl) e a rela (Hyla arborea) -, insectos e plantas e é temido pelos orizicultores, que vêem as galerias escavadas pelos lagostins secar os seus campos de arroz.

Em 2021 foi aprovado o plano de acção para controlo desta espécie em Portugal.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss