Duas turmas da EB1 de Penha Garcia encontraram este lagostim a 25 de Maio de 2021 em Penha Garcia e pediram para saber a que espécie pertence. Filipe Ribeiro responde.
“A EB1 de Penha Garcia fez um passeio pelo Pêgo, em Penha Garcia, no dia 25 de maio de 2021 para estudar os fósseis de trilobites que aí se encontram e encontrou esta espécie da qual gostariam de saber mais informações, assim como o seu nome”, escreveram as Turmas A e B da EB1 de Penha Garcia à Wilder.
Trata-se de um Lagostim-vermelho-do-Louisiana (Procambarus clarkii).
Espécie identificada por: Filipe Ribeiro (SIBIC-MARE – Projeto LIFE INVASAQUA)
Esta é uma espécie exótica invasora com um grande sucesso. Em 40 anos, o lagostim-vermelho-da-Louisiana entrou em Portugal e espalhou-se por todo o país. É uma das espécies exóticas invasoras mais perigosas.
Esta espécie nativa da América do Norte, que entrou em Portugal em 1979, está espalhada por, pelo menos, 11 bacias hidrográficas de Norte a Sul: Douro, Leça, Vouga, Mondego, Lis, ribeiras do Oeste, Tejo, Sado, Mira, ribeiras do Algarve e Guadiana.
É um predador voraz de anfíbios – como a salamandra-de-costelas-salientes (Pleurodeles waltl) e a rela (Hyla arborea) -, insectos e plantas e é temido pelos orizicultores, que vêem as galerias escavadas pelos lagostins secar os seus campos de arroz.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.